CAPACITAÇÃO EM

GINECOLOGIA NATURAL E FLORAIS DA LUA

presencial BAHIA

“É inquestionável a interconectividade de tudo e todos.
A necessidade, urgente, de sermos conscientes e autônomas na nossa saúde em todos os níveis.”

QUERO ME INSCREVER!

CAPACITAÇÃO EM

GINECOLOGIA NATURAL

E FLORAIS DA LUA

MODELO PRESENCIAL

Espaço Asas e Raízes – Serra Grande BA

Existe algo muito poderoso acontecendo.
Mulheres contemporâneas estão se voltando aos saberes tradicionais. Da terra, das plantas, da observação dos ciclos da natureza, a sabedoria das avós.

Esse caminho de volta, além de bonito e enriquecedor, é muito político.

Saber preparar seu próprio remédio, tinturas de ervas, emplastros, garrafadas, banhos de assento, vaporizações de útero, pomadas, Florais, chás… Não alimentar qualquer indústria que patrocine a doença e mascare os sintomas, encontrando o verdadeiro caminho pra cura, olhando as causas e padrões.

Ao mesmo tempo, essas mulheres contemporâneas estão cansadas da velha história da competição, da comparação e do medo. Querem mais é acolher, abraçar, escutar, ter empatia e se curar juntas.
Se existe um sistema patriarcal que nos quer fracas e doentes, somos a mudança, sendo cura e força feminina amorosa.

Se nos querem competindo e nos distanciando, estamos nos apoiando e nos unindo.

Ah! Como podemos mudar o mundo!

Somos tantas, caminhando lado a lado, com a força de todas que caminharam antes de nós!

Somos descendentes das indígenas, dessa terra mãe, com toda sua sabedoria natural.

Somos descendentes das africanas, tiradas à força da Mama África, e herdamos toda sua resiliência, resistência e força.

Somos descendentes de mulheres imigrantes, de todos os cantos do planeta, que vieram para cá para recomeçar suas vidas e, por isso, sabemos morrer e renascer.

É tudo muito político, muito revolucionário, muito evolutivo e muito transformador.

Nós sabemos de tudo isso. E, por isso, seguimos de mãos dadas e pés no chão.

COMO SURGIU A CAPACITAÇÃO EM GINECOLOGIA NATURAL E FLORAIS DA LUA?

Em maio de 2017, a terapeuta, Anna Sazanoff, já não tinha mais horários disponíveis para atendimentos, com ginecologia natural, até o fim daquele ano. Ainda assim, todos os dias, muitas mulheres entravam em contato precisando de ajuda, pois estavam cansadas da ginecologia convencional que oculta, mas não resolve o problema, além de trazer efeitos colaterais na maioria dos tratamentos. A situação fez surgir o sentimento de acolhimento com a ginecologia natural, abraçando cada mulher que procurava por esse tratamento.

Foi, então, recordando a sua caminhada… Desde a prática de anos de atendimento em Ginecologia Natural, a facilitação de círculos femininos, mobilização do Movimento Plante sua Lua, oficinas de ginecologia natural e a realização de festivais importantes para o resgate dos saberes ancestrais. A missão com a sabedoria ancestral do feminino tinha atingido um novo ciclo e chegou o momento em que os saberes adquiridos precisavam ser compartilhados.

Foi, aí, que Anna colocou no caldeirão todas as medicinas que aprendeu com sua avó raizeira e bisavoó benzedeira. Colocou os conhecimentos da biologia, naturoterapia e ayurveda. E, principalmente, toda a simplicidade da sabedoria empírica de observar a natureza. A sabedoria das raizeiras, abuelas, mulheres medicinas e indígenas. Acrescentou, nesse caldeirão, todas as mulheres que cruzaram seu caminho e os saberes internos que surgiram desde quando começou a plantar a lua.

Assim surgiu a Formação e Capacitação em Ginecologia Natural e Florais da Lua! Um curso, onde é compartilhado toda a sabedoria e conhecimento que Anna Sazanoff adquiriu nesse tempo. Entre o maio de 2017 até 2021, foram realizadas 40 Capacitações em todo o Brasil, no Peru e em na Europa. Milhares de mulheres já receberam esses saberes, curando a si mesmas e sendo apoio para o processo de cura de outras mulheres.

Atualmente, esse modelo de capacitação foi nomeado como “Capacitação em Ginecologia Natural e Florais da Lua – O Despertar”; e, lançamos para 2022, o “O aprofundamento em Ginecologia Natural e Florais da Lua – O Mergulho” com novas especialidades, como complemento daqueles que já participaram da primeira capacitação.

Você é muito bem-vinde!

Pré inscrição

POR QUE ESTUDAR SOBRE GINECOLOGIA NATURAL?

Falar de Ginecologia Natural não é só falar de útero e ovários.
Não é somente sobre tratamentos com ervas. Nem, apenas, sobre os ciclos femininos em conexão com a natureza. E, com certeza, não é sobre passar receitas e conceitos prontos pelas redes sociais.

A Ginecologia Natural é tão antiga quanto a vida feminina na terra, mas, o termo em si, é bem atual e remete a um movimento, de mulheres latino-americanas, de resgate de sua autonomia, individualidade, despadronização e resgate desses saberes ancestrais.

É política, pois nos empodera de nossas escolhas em relação ao nosso corpo; não nos aprisionando, apenas, na visão da indústria farmacêutica ou da medicina convencional.

É sagrada, pois nos conecta com toda a natureza que somos, nos integrando com tudo que É.

É complexa, pois não padroniza: cada mulher é um universo único, parte desse multiverso.

É simples, pois nos faz perceber a cura em nos voltarmos para o que realmente somos.

Não é apenas sobre útero, ovários e seus desequilíbrios; mas, também, no que está por trás dessa desarmonias.

É sobre a vida, sobre a conexão com a natureza que somos, em seguirmos a nossa intuição, que aprendemos, sistematicamente, a calar nesses 5 mil anos de patriarcado.

É sobre resgatar toda potência desses saberes ancestrais, não reduzindo toda a sabedoria milenar na mentalidade cartesiana, da medicina convencional, em que remédio X trata doença Y.

Nas medicinas tradicionais e ancestrais, existe o respeito à oralidade, à presença, à individualidade de cada ser e sua história, o cuidado contínuo com quem você está acompanhando.

Um tratamento em Ginecologia Natural envolve o trabalho, individualizado, no tratamento corporal, fisiológico, emocional e de toda sua árvore genealógica.

Trabalho para manter, esses saberes, em sua essência genuína; sem que os holofotes externos, das redes sociais e os modismos, recortem e diluam toda essa preciosidade.

“Volta para terra e suas poderosas medicinas!”

O QUE SERÁ ABORDADO?

– Técnicas terapêuticas ayurvédicas para a saúde da mulher

– A origem das principais desarmonias no ciclo menstrual, útero e ovários

– Compostos para amenorréia (ausência de menstruação), cólicas, hipermenorreia (sangramento excessivo), ovários policísticos, cistos, endometriose, miomas, menopausa, cistite, candidíase, entre outras

– Alimentação para todas as fases do ciclo feminino e para as desarmonias na saúde de mulher

– Garrafadas para endometriose, HPV, anti-inflamatórias e para limpeza de útero

– Tinturas de ervas

– Pomadas naturais

– Argiloterapia

– Óleos medicados

– Óvulos vaginais

– Compostos afrodisíacos

– Florais da Lua (para os ciclos femininos): capacitação para receitar os florais

– Aromaterapia na saúde feminina

– Vaporizações de Útero

– Banhos de assento

– Indicações de chás e compostos com ervas

– Diagrama lunar

– As 4 fases do ciclo: suas características físicas e emocionais e como devemos respeitar nosso corpo em cada fase

– A mulher e os ciclos lunares: como a Lua nos influencia?

– A importância do sangue menstrual

– Fertilidade e não fertilidade: como conhecer nosso corpo e viver sem hormônios artificiais?

– Alternativa ao uso de absorventes descartáveis e por que não usá-los

– Saberes ancestrais sobre as mulheres

– Saberes indígenas e andinos

– Saberes da Milenar Medicina da Índia (Ayurveda)

– Cerimônia de encerramento com Chanupa: Cerimônia da Pipa Sagrada

A quem se destina o curso? 

  • Mulheres e homens, cis, trans, não binaries, de todas as idades que buscam o conhecimento do corpo feminino e cuidado da saúde de forma natural

  • Terapeutas, de qualquer área, que desejam potencializar o trabalho com as mulheres

  • Doulas, Parteiras, mulheres que trabalham com mulheres

  • Pessoas, com ou sem útero, que queiram se conectar com seu corpo e sua história; e cuidar-se de forma integral e natural

ESTÃO inclusos no curso:

– Estadia e alimentação para todos os dias com todas as refeições inclusas ( café da manhã, almoço e jantar) – ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA
– Manual de Ginecologia Natural dos Saberes da Mãe Terra
– Material utilizado nas terapias
– Chás, garrafada e compostos que serão feitos e servidos durante o curso
– Ervas medicinais, argila e outros componentes medicinais usados durante o curso
– Amostra de pomada natural e de tintura herbal para levar para casa
– Um frasco de Floral da Lua para uso próprio durante os dias da capacitação (10ml).
– Coffee
– Certificado Ginecologia Natural (mediante aprofundamento prático, com o desenvolvimento de projeto, com um estudo de caso específico.)
– Certificado Florais da Lua (mediante apresentação de projeto, com relatos da experiência prática com grupos de estudo dos Florais da Lua.)

NÃO estão inclusos:
– Kit de Florais da Lua para receitar (para encomendar entrar em contato pelo email: floraisdalua@saberesdamaeterra.com.br )
– transfer até o local

PRÉ INSCRIÇÃO

Ao que a Capacitação em Ginecologia Natural e Florais da Lua nos capacita?

Mais do que o repasse de um “conhecimento” específico sobre técnicas, fórmulas e protocolos relacionados à fisiologia do corpo feminino e às desarmonias manifestas, a capacitação nos convida a acessar algo além, a partir de saberes naturais, que nos reintegram com a natureza que verdadeiramente somos.

Conteúdos e vivências que nos conduzem a um precioso caminho de acesso à sabedoria do coração, às memórias ancestrais uterinas e ao aprimoramento da intuição. Passo a passo, somos, amorosamente, guiadas a reaprendermos por meio da simplicidade, observando e discernindo aquilo que é natural, honrando a tudo e a todos.

Vivências, lembranças, sonhos. Pensamentos, sentimentos, emoções. Sorrisos, lágrimas, contato. Respiração, pulsação, ritmo. Tempo, fases, ciclos. Plantas, ervas, flores. Elementos, formas, cores. Aromas, texturas e sabores. Cada detalhe que, sutilmente, se revela, por meio do estado natural de presença, da observação, associação e receptividade em nossa relação com o todo.

Mais do que um curso de “formação”, nos “desenforma”, no sentido de tirar da fôrma, limpando informações desnecessárias, em relação a condicionamentos mentais de aprendizagens e reproduções das mesmas.

Vamos juntes?

“Se o ensinamento for simples, a ponto de uma criança pequena entender… Esse é o ensinamento capaz de mudar o mundo.”

SOBRE O LOCAL

O Curso acontecerá no espaço Asas e Raízes, que se localiza na Fazenda Aritaguá em Serra Grande – BA. Em frente umas das belíssimas praias da região.

O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus, e para se locomover até o local do curso organizaremos grupos de caronas ou transfer oferecido pelo próprio espaço.

A hospedagem será em quartos compartilhados de 2 a 3 pessoas, em um ambiente muito aconchegante e cercado de natureza.

https://www.facebook.com/asaseraizesliberdadedoser/

Capacitação em Ginecologia Natural e Florais da Lua, em Tempos de Pandemia:

Devido às precauções necessárias em relação á Covid-19, é nossa prioridade – como sempre foi – oferecer uma experiência de aprendizagem fluída, num ambiente seguro e agradável. Com isso, gostaríamos de ressaltar os nossos cuidados:

– As edições, deste ano, serão com turmas reduzidas e dentro dos protocolos orientados em prevenção à Covid 19.

– Testes de Covid serão solicitados às participantes, realizados com 36h a 24 h antes do curso, considerando cuidados redobrados até a presente data.

-Os espaços que irão nos acolher são amplos e arejados.

– Haverá medição da temperatura de todas as participantes, durante todos os dias de curso.

– É necessário que cada participante leve seu próprio álcool gel, uma caneca para uso próprio e máscaras. Ainda assim teremos álcool gel em todos os ambientes, e máscaras descartáveis disponíveis em uma eventual necessidade.

– Nós, da produção, disponibilizaremos álcool gel para que todas sejam, constantemente lembradas e beneficiadas.

VAGAS SOCIAIS

*Disponíveis às mulheres em situação de vulnerabilidade social, de comunidades de baixa renda, aldeias e quilombos, que sejam inscritas no CadÚnico e sejam multiplicadoras em seus meios.

QUERO PARTICIPAR!

ANNA SAZAN0FF

É terapeuta e foi pioneira da Ginecologia Natural no Brasil.

Buscadora, encantada pela sabedoria ancestral das medicinas dos povos tradicionais, como raizeiras, parteiras, benzedeiras e Índigenas. Bisneta de benzedeira e neta de raizeira, estudou as plantas sob a ótica da ciência na faculdade de biologia, das propriedades medicinais na faculdade de naturoterapia e do Ayurveda, mas foi com os povos originários que conheceu o lado espiritual das plantas.

Compartilha pelo Brasil e exterior, saberes que não se encontram nem em livros, nem em cursos acadêmicos. Fala sobre as plantas, os ciclos da Lua e sua influência nos ciclos femininos, as origens emocionais das desarmonias nos úteros, ovários e ciclos femininos. Canalizou o sistema Florais da Lua, que trabalha as causas emocionais que se manifestam como desarmonias na saúde feminina. E, também, é idealizadora do Movimento Plante sua Lua, que levava vivências Brasil afora, lembrando as mulheres o poder de nosso sangue menstrual e da importância de devolvê-lo à Terra. Idealizadora do Festival Sul Americano dos Sagrados Saberes Femininos – Medicinas da Mãe Terra, evento que reúne abuelas, mulheres medicina e indígenas de toda a América Latina para compartilharem esses saberes.

Acredita que só o amor cura e, através do amor manifestado como planta, garrafada, argila, pomada natural, floral, tintura, defumação, cantos, abraços, lágrimas, sorrisos, sororidade, tem visto muitas curas maravilhosas e profundas acontecendo por aí!

  • Temazcaleira com bençãos para temazcal e temazcal da Lua (para mulheres), membro do Conselho de Busca de Visão e Dança do Sol pelo Fogo Sagrado de Itzachtalan, dançante do Sol e buscadora de visão pelo FSI. Carregadora da chanupa (pipa sagrada) da Lua e das relações com bençãos pelo FSI.

  • Palestrante do I Congresso Online da Saúde da Mulher/SUFENI (2016).

  • Palestrante do Festival de Xamanismo para Mulheres (SP).

  • Palestrante do Warmi Tinkuy (Encontro dos Saberes Andinos), no Vale Sagrado do Peru.

  • Palestrante do Festival Tierra de Lunas, Barcelona.

  • Professora do corpo docente do curso de extensão dos Saberes Femininos Aplicados.

  • Professora do curso de Pós Graduação de Ginecologia Natural (Recife).

Viemos, aqui, nessa Grande Mãe! Vivemos, nela, para que ela possa sempre nos lembrar. Não há limites fora.

Desbloqueia suas águas sagradas, desentope teu peito do medo, deixa sua abundância natural fluir.

A doença é a cura acontecendo. Olha pra ela. Olha pra você. Olha a abundância à sua volta.

Lembra o que veio fazer aqui. E manifesta agora.”