Natureza Cíclica – A Lua em Nós
Nossa Natureza Cíclica
Viver num corpo feminino (seja na nossa Mãe Terra, ou no corpo templo em que desfrutamos a experiência terrena), é viver ao sabor dos ciclos, sejam eles solares ou lunares.
Por mais que para muitos, falar de ciclicidade conduzida pelos astros no céu possa parecer algo místico, sabemos que não há nada mais natural e verdadeiro do que a influência da dança da lua e do sol no nosso dia a dia.
As fases solares (estações do ano ), são claramente sentidas na nossa vida por mais distraídos que sejamos. Muda a temperatura, o clima, a umidade no ar,a duração do dia e da noite, os alimentos que brotam da terra, nosso humor e disposição. São 4 fases por ano, marcadas pelos solstícios e equinócios.
As fases lunares também são 4,num período médio de 28 dias, no entanto sua influência pode parecer mais sútil que as fases solares para os desatentos. Embora possa não se perceber tão claramente, as 4 fases da lua estão nos influenciando o tempo todo, assim como influenciam as águas de todo o planeta.As seivas das plantas,os cursos dos rios,as marés, nossas águas internas.
Influenciam o comportamento dos animais,que permanecem mais entocados e quietos na lua nova,e mais expansivos na lua cheia.A seiva das plantas que vão para as entranhas na lua nova e para as extremidades na lua cheia. Portanto,animais que somos também temos nossas emoções e comportamentos ativados pela lua, mesmo que não nos demos conta.E assim como nas plantas,nossas águas bailam ao sabor da lua.
Nós mulheres,há eras nos guiamos pela lua no ceu, sabendo a hora de plantar, colher, de dar o vermífugo pro filho, de preparar a medicina e a garrafada pra cada caso, pra saber quando estamos férteis ou não… É tanto poder e saber nessa observação que já fomos queimadas na fogueira por isso… Tanto que muitas de nós, fomos apagando essa sabedoria inata,, por conta das memórias da inquisição, da escravidão, da colonização e da perseguição religiosa (que acontece ainda nos dias de hoje). Perseguições e apagamentos históricos, que acontecem por conta da autonomia e libertação do sistema que caminhamos ao saber das plantas em ressonância com as fases da lua e do sol.
CURSO 100% ONLINE
C0NTEÚD0
1- O Tempo do Ciclo
2- Morte e Renascimento – Período Menstrual
3- Menina – Fase Folicular
4- Mãe – Período Fértil
5- Anciã – Pré-Menstrual
6- Plantar a Lua e Ferramentas Naturais para o ciclo
7- Lua Nova
8- Lua Crescente
9- Lua Cheia
10- Lua Minguante
11-BÔNUS 1 – Cinturão Lunar
12-BÔNUS 2 – Tenda da Lua na prática
* Vídeo-aulas gravadas.
* Acesso, a todo conteúdo, por UM ANO.
S0BRE A AUT0RA
Anna Sazanoff é terapeuta e trabalha com Ginecologia Natural e Florais da Lua. Buscadora, encantada pela sabedoria ancestral das medicinas dos povos tradicionais, como raizeiras, parteiras, benzedeiras e Índias. Bisneta de benzedeira e neta de raizeira, estudou as plantas sob a ótica da ciência na faculdade de biologia, das propriedades medicinais na faculdade de naturoterapia e do Ayurveda, mas com os povos originários aprendeu o lado espiritual das plantas.
Compartilha por todo o Brasil esses saberes que não se encontram nem em livros nem em cursos acadêmicos. Fala sobre as plantas, os ciclos da Lua e sua influência nos ciclos femininos, as origens emocionais das desarmonias nos úteros, ovários e ciclos femininos.
Canalizou o sistema Florais da Lua, que trabalha as causas emocionais que se manifestam como desarmonias na saúde feminina. E também é idealizadora do Movimento Plante sua Lua, que levava vivências Brasil afora, lembrando as mulheres o poder de nosso sangue menstrual e da importância de devolvê-lo pra terra.
Idealizadora do Festival Sul Americano dos Sagrados Saberes Femininos-Medicinas da Mãe Terra, evento que reúne abuelas, mulheres medicina e indígenas de toda a América Latina para compartilharem esses saberes. Acredita que só o amor cura, e através do amor manifestado como planta, garrafada, argila, pomada natural, floral, tintura, defumação, cantos, abraços, lágrimas, sorrisos, sororidade, tem visto muitas curas maravilhosas e profundas acontecendo por aí…
– Temazcaleira com bençãos para temazcal e temazcal da Lua (para mulheres), membro do Conselho de Busca de Visão e Dança do Sol pelo Fogo Sagrado de Itzachtalan, dançante do Sol e buscadora de visão pelo FSI. Carregadora da chanupa (pipa sagrada) da Lua e das relações com bençãos pelo FSI.
– Palestrante do I Congresso Online da Saúde da Mulher/SUFENI (2016)
– Palestrante do Festival de Xamanismo para Mulheres (SP)
– Palestrante do Warmi Tinkuy (Encontro dos Saberes Andinos), no Vale Sagrado do Peru.
– Palestrante do Festival Tierra de Lunas, Barcelona.
— Professora do corpo docente do curso de extensão dos Saberes Femininos Aplicados
— Professora do curso de Pós Graduação de Ginecologia Natural (Recife)