•VI Festival Sul Americano Medicinas da Mãe Terra•
*Lua cheia de dezembro (12 a 15 ) na Serra do Mar!
Morretes-Paraná-Brasil*
Em comemoração aos 10 anos do primeiro Festival Sul Americano Medicinas da Mãe Terra, temos a alegria imensa de anunciar a edição comemorativa em 2024!
Quem viveu o Festival sabe o quão difícil é defini-lo.
Lá pelos idos de 2014, lançamos a primeira edição com o intuito de reunir lideranças espirituais indígenas de toda América Latina, abuelas, mulheres medicina, raizeiras, parteiras,anciãs mestras de suas tradições. Mas não poderíamos imaginar a dimensão que o Festival alcançaria!!
Em 5 edições Sul-americanas presenciais e uma on-line durante a pandemia, reunimos não só essas mulheres sábias e suas medicinas como milhares de participantes de todos os cantos dessa hermosa Pachamamita.
Vivemos momentos de muita cura, alegria e amor em abundância, êxtase pela vida, percepções individuais e coletivas que nos levaram a ter uma conexão profunda com nossa Mãe Terra e reverência aos guardiões dos saberes tradicionais e originários de Abya Yala.
Abrimos portais dentro de cada um de nós, acessando sabedorias escondidas por detrás do embotamento do cotidiano, encontrando o apontamento do propósito de viver essa caminhada terrena.
Ouvimos e vivenciamos a sabedoria de abuelas Quechuas, Incas, Mapuches, Maias, de mulheres indígenas Guaranis, Yawanawas, Shawadãwa, Huni Kuins, Tupinambás e Pataxós. De parteiras tradicionais e raizeiras indígenas e quilombolas. De mulheres medicinas do caminho vermelho e de outras tradições ancestrais. Dançamos, rezamos, cantamos, aprendemos, participamos de temazcais e cerimônias de medicina.
Vivemos arte, processos terapêuticos, a medicina da amizade e de trocas com tantas pessoas que sentem a vida da mesma forma, independente de que lugar do mundo viemos.
Certamente todos que passaram por alguma das edições do Festival, tiveram suas vidas transformadas.
Foram tantas transformações e revoluções, que em algum momento precisamos de uma pausa. Assim como numa agricultura que respeita os ciclos da terra, e reconhece a importância do descanso para que ela possa seguir fértil. Assim como a lua nova, o inverno e nosso ciclo menstrual…. A sagrada pausa!
Mas a fertilidade da vida sempre pede passagem, e 7 anos ( 1 ano para cada direção sagrada) após a última edição do Festival presencial a coruja abre novamente seus olhos e se prepara para alçar mais um vôo!
De asas e coração abertos convidamos a todes que sentirem esse chamado pra experienciar a vida com toda sua potência e colorido, na maravilhosa Serra do Mar, na cidade de Morretes-PR-Brasil. Serão 4 dias de sabedoria, ancestralidade, conexão e amor!
Na lua cheia de dezembro (12 a 15), celebrando a vida!
Estaremos na companhia de abuelas, mulheres medicina, indígenas, raizeiras, artistas, músicos de vários cantos do mundo….
O Festival é aberto a mulheres e homens ( cis ou trans), não binaries, crianças, independente de crenças, religiões, formas de ver a vida….todes são bem vindes!
Será uma alegria imensa partilhar essa edição histórica com vocês!
Amor e Gratidão
Até já ! Anna Sazanoff
Vivíamos transbordamentos de amor e transformações coletivas, que eu nem sonhava que seriam capazes.
Vivíamos trocas tão profundas nesses dias, que sinto que o festival acontecia numa outra dimensão.
Um universo paralelo onde vivíamos a nossa real essência na terra. (Anna Sazanoff)
Querida hermana/Querido hermano,
Que alegria você ter atendido ao profundo chamado do Festival Medicinas da Mãe Terra.
Estamos transbordantes por ter você conosco nesse encontro pulsante, em que celebraremos a vida manifestada pelas medicinas da nossa amada Pachamama.
Há alguns temas práticos que precisamos estabelecer para que você desfrute da melhor maneira do Festival. Pedimos que leia com calma e atenção, e em caso de dúvidas entre em contato com a nossa equipe.
Sobre o Ingresso
O ingresso para o evento contempla a entrada e participação em todas as atividades do Festival que dispensam inscrição (tais como oficinas, vivências, apresentações culturais, entre outras), dos 04 (quatro) dias do Festival. Também está incluso no ingresso o espaço para camping. Assim, você pode se preparar trazendo seus equipamentos de camping (barraca, colchão, travesseiro, lanterna, enfim, o que você quiser trazer para o melhor conforto da sua hospedagem).
PARA CRIANÇAS:
Para tornar o Festival inclusivo à todas as famílias, vamos propiciar um valor especial para crianças!
– Para crianças de 0 a 6 anos NÃO PAGAM
– Para crianças de 7 a 12 anos – Pagam 25% do valor do ingresso vigente (a partir de Lote 1)
– Para crianças de 13 a 17 anos – Pagam 50% do valor do ingresso vigente ( a partir do lote 1)
Sobre a Hospedagem
Além do espaço de camping, no local do festival haverá acomodação em quartos, de 03 (três) a 05 (cinco) pessoas em cada quarto. Essa hospedagem terá um valor adicional ao ingresso, por pessoa, para cada dia de hospedagem. A quantidade de alojamentos é limitada, para obter maiores informações de preço e reservar seu lugar, envie um e email para: contato@saberesdamaeterra.com.br com o assunto: ALOJAMENTO FESTIVAL
Sobre Transporte
Teremos Vans saindo da Rodoviária e Aeroporto de Curitiba e outros pontos a confirmar, assim como grupo para organização de Caronas. Em breve maiores informações.
Sobre a Alimentação
A alimentação durante os dias do Festival será preparada pela equipe maravilhosa comandada pela Jenny Arocha, e terá um custo adicional ao ingresso, por cada refeição, em valores acessíveis. Além disso, teremos disponíveis lanches naturais, sempre prezando pela alimentação saudável e vegana!
Sobre as Cerimônias
As cerimônias com consagração de medicinas, rodas de rapé e Temazcais também terão um valor adicional para participação, que será acessível.
Serão várias cerimônias com consagração de medicinas, mas cada participante só poderá participar de no máximo 02 (duas) cerimônias com medicina, pois todo o Festival já é um trabalho bastante intenso e prezamos pelo cuidado com a harmonia dos processos individuais, para que cada pessoa possa aproveitar dos benefícios da medicina sem ultrapassar limites que possam ser prejudiciais.
Abrimos portais dentro de cada um de nós, acessando sabedorias escondidas por detrás do embotamento do cotidiano, encontrando o apontamento do propósito de viver essa caminhada terrena.
Estamos preparando uma maravilhosa programação para os dias do Festival com mulheres medicina, abuelas e mulheres indígenas de toda a América Latina! Todos os dias teremos Oficinas, Rodas de Conversas, Temazcais e Cerimônias de Medicinas.
Convidadas já Confirmadas:
Pedra Rosa Urkupimi – Brasil
Iliana Koyoxauski – México .
Prem Tarika – Peru .