Saberes da Mãe Terra é uma inspiração da terapeuta Anna Sazanoff, trazendo o universo dos saberes ancestrais ligados à terra e sua conexão com a saúde da mulher.

Neta de raizeira e bisneta de benzedeira, Anna sempre teve, presente em sua vida, o universo das plantas e sua potência, muito além das propriedades medicinais. Na adolescência, mergulhou no universo mágico das plantas através dos livros de bruxas.

Depois, estudou Biologia, Naturoterapia, Tecnologias do Meio Ambiente, Ayurveda, conhecendo as plantas sob diversas óticas diferentes. Mas o que sempre tocou sua alma foram os saberes simples e fora da academia. Dos povos tradicionais e originários. Raizeiras, parteiras, abuelas, anciãs indígenas e campesinos.

Na sua caminhada como Buscadora de Visão e Dançante do Sol, em jejuns no meio da floresta, recebeu o presente de conviver com Mulheres Medicina e suas sabedorias, com as medicinas da floresta e com as tradições do caminho vermelho.

Há uma década, trabalha com a saúde feminina, trazendo o termo Ginecologia Natural para o Brasil. Ela também rodou o país com o Movimento Plante sua Lua, ensinando as mulheres sobre sua ciclicidade e sobre a potência de devolverem seu sangue menstrual à terra.

Idealizou o Festival Sul Americano dos Sagrados Saberes Femininos • Medicinas da Mãe Terra (2014-2020), trazendo abuelas de toda a América Latina. Anciãs indígenas, parteiras, raizeiras, temazcaleiras e Mulheres Medicina para compartilharem seus saberes a milhares de pessoas.

Canalizou o sistema dos Florais da Lua para os desequilíbrios emocionais e comportamentais por trás das desarmonias na saúde feminina. Desde 2017, passou a capacitar outras mulheres no curso de Capacitação em Ginecologia Natural e Florais da Lua, que já contou com mais de 40 edições em todo o Brasil, Peru e Europa.

Acredita que só o amor cura e, através do amor manifestado como planta, garrafada, argila, pomada natural, floral, tintura, defumação, cantos, abraços, peias, lágrimas e sorriso, tem visto muitas curas maravilhosas acontecendo por aí.

Hoje, o Saberes da Mãe Terra é uma grande família, com uma equipe de mulheres compartilhando suas mais diversas medicinas para a concretização desse sonho!

Sua missão, com amor e acolhimento ao feminino sagrado, é compartilhar sua sabedoria e medicina natural para que o feminino desperte sua memória ancestral de conexão com a Mãe Terra. Oferece atendimento e realiza a Capacitação em Ginecologia Natural em todo país para todo através de medicinas naturais para mulheres, auto-cuidado e aplicação terapêutica.

ANNA

SAZAN0FF

Idealizadora do Saberes da Mãe Terra e facilitadora dos cursos

Sou terapeuta e trabalho com Ginecologia Natural e Florais da Lua. Sou encantada pela sabedoria ancestral das medicinas dos povos tradicionais, como raizeiras, parteiras, benzedeiras e Índigenas. Bisneta de benzedeira e neta de raizeira. Estudei as plantas, sob a ótica da ciência, na faculdade de biologia.

Das propriedades medicinais, na faculdade de naturoterapia e do Ayurveda. Mas, com os povos originários, aprendi o lado espiritual das plantas. Compartilho, por todo o Brasil e outros cantos, esses saberes que não se encontram, nem em livros, nem em cursos acadêmicos. Falo sobre as plantas, os ciclos da Lua e sua influência nos ciclos femininos. As origens emocionais das desarmonias nos úteros, ovários e ciclos femininos.

Canalizei o sistema Florais da Lua, que trabalha as causas emocionais e se manifestam como desarmonias na saúde feminina. E, também, sou idealizadora do Movimento Plante sua Lua, que levava vivências Brasil afora, lembrando as mulheres o poder de nosso sangue menstrual e da importância de devolvê-lo para a terra.

Idealizei o Festival Sul Americano dos Sagrados Saberes Femininos – Medicinas da Mãe Terra. Um evento que reúne abuelas, mulheres medicina e indígenas de toda a América Latina para compartilharem seus saberes. Sigo compartilhando e capacitando outras mulheres a trabalharem com a Ginecologia Natural e os Florais da Lua.

  • Temazcaleira com bençãos para temazcal e temazcal da Lua (para mulheres), membro do Conselho de Busca de Visão e Dança do Sol pelo Fogo Sagrado de Itzachtalan, dançante do Sol e buscadora de visão pelo FSI. Carregadora da chanupa (pipa sagrada) da Lua e das relações com bençãos pelo FSI.
  • Palestrante do I Congresso Online da Saúde da Mulher/SUFENI (2016).

  • Palestrante do Festival de Xamanismo para Mulheres (SP).

  • Palestrante do Festival Tierra de Lunas, Barcelona.

  • Professora no curso de extensão em Saberes Femininos Aplicados.

  • Palestrante do Warmi Tinkuy (Encontro dos Saberes Andinos), no Vale Sagrado do Peru.

  • Corpo docente do Shen (pós-graduação em Ginecologia Natural).

EQUIPE

ANA YAM

Designer

Oi! Me chamo Ana Yam. Dedico minha energia, dentro do Saberes da Mãe Terra, como artista e ecodesigner, contribuindo no desenvolvimento de alguns produtos harmonizadores e no design das linhas dos produtos medicinais, feitos pela Anna Sazanoff. Juntamente com este Clã e demais colaboradores, sonhamos e cocriamos, em benefício de nossa Pachamama e da natureza que somos, em Amor e Unidade!

Também sou mãe, arteterapeuta e focalizadora de danças meditativas. Participo de outros coletivos que visam o desenvolvimento humano, trabalhando em prol dos seres sencientes e sustentabilidade do planeta. Acredito na potência de nos autoconhecermos, nos desenvolvendo a partir de quem verdadeiramente somos, em comunhão com os sonhos da Terra.

NAIA 0BELAR

Produtora Geral, Administrativo/Financeiro e Comunicação

Olá! Eu sou a Naia.
Sou mãe de 3 meninos lindos, doula e terapeuta natural.
Eu realizo o meu trabalho com muito carinho e dedicação porque sou apaixonada pelo o que faço. Afinal, através dele, posso contribuir para que, cada vez mais, mais mulheres possam se reencontrar e despertar sua sacralidade amorosa.
Faço parte dessa equipe maravilhosa, do Saberes da Mãe Terra, onde trago minhas habilidades de produção e administrativas. E, claro, como todas aqui, trago, também, minhas medicinas. Vou, assim, me desenvolvendo, aprendendo e me curando a cada dia. A partir desse movimento, me alegro em auxiliar na cura de todes nós juntes.

MARIANA DALM0R0

Guardiã dos Florais da Lua

Oi, eu sou a Mari!
Fazer parte da equipe do Saberes da Mãe Terra é reconhecer a potência que podemos manifestar quando Mulheres se unem em prol do Amor. Somos aquelas que queremos Ser e, juntas, priorizamos as qualidades de cada uma. Hoje, eu atuo na área da saúde mental como psicóloga, auspício seguir trocando conhecimentos sobre psicologia e tratamentos preventivos, além de temas relacionados a depressão, ansiedade, sexualidade, dependência química, luto, suicídio, plantas medicinais, ginecologia natural e autoconhecimento. Contribuo para que alunas e alunos recebam os kits dos Florais da Lua – medicina, essa, que passa por minhas mãos; mas, principalmente, por meu coração e, hoje, com muito orgulho, sei que já chegou a outras tantas mãos, tanto no Brasil, como em Portugal.
Desejo que você e eu sejamos, sempre que possível, a nossa melhor versão.

ALINA GABARD0

Guardiã dos Florais da Lua

Me chamo Alina e me considero uma buscadora. Procurei, nas rochas e minerais, mais informações sobre o cosmo e, por isso, cursei geologia. Acredito que o microcosmo reflete todo o macrocosmo e vice-versa… E, por isso também, me encantei com a Ginecologia Natural e os estudos da Anna. Aprendi que temos o universo dentro de nós, dentro de nosso ventre e, a partir dele, entendemos quem somos. Além da poeira das estrelas, a Lua e suas fases, os elementos da Terra e toda essa dinâmica perfeita que existe desde o respirar do universo até o respirar do nosso ventre.

Dentro do Saberes da Mãe Terra, sou Guardiã dos Florais da Lua. Toda a sua comunicação, logística e materialização dessa medicina tão poderosa que nos acompanha nas Capacitações em Ginecologia Natural e Florais da Lua, a qual, por vezes, também, participo como apoio, sentindo-me, assim, grata e honrada por todo esse universo que me foi apresentado; trabalhando com mulheres incríveis e com aquilo que busco e acredito.

Quando entendemos sobre o nosso corpo e o que ele, sabiamente, nos fala a cada ciclo, vemos que nada está fora. Tudo está interligado. E quando despertamos para isso é lindo! Espero que, cada vez mais, mais mulheres despertem!

Aha Metakiase – Por Todas Nossas Relações.

BIANCA SEVCIUC

Guardiã dos Florais da Lua e Corretora das Monografias

Eu componho a equipe da Saberes da Mãe Terra como uma das guardiãs dos Florais da Lua e corretora das monografias das alunas da Capacitação. Além disso, , atuo como Naturoterapeuta com ênfase na prática da Fitoterapia e Acupuntura. E, também, como pesquisadora das práticas ancestrais de cura no projeto “Eu Mais Velha – cura, fé e ancestralidade”.
Sinto-me, imensamente, honrada por dar vida aos kits de Florais que chegam até as mãos de tantas mulheres e homens, multiplicadores desses saberes tão sutis e, ao mesmo tempo, tão grandiosos e profundos.

M0KSHITA

Guardiã dos Florais da Lua e Corretora das monografias.

Oi! Eu sou a Mokshita. Mãe, cozinheira, terapeuta, buscadora de visão pelo Fogo Sagrado de Itzachilatan, grande apreciadora da vida, geradora de vida, corretora das monografias e sou Guardiã dos Florais da Lua. Neste aqui e agora, moro na França com a minha família, explorando a vida daqui e experimentando outras facetas do meu Ser. Integro meus trabalhos com a Anna desde 2017, tendo recebido suas bênçãos para trabalhar ao lado dela no Naya Terapias e, desde então, atuo em diversas áreas para apoiar o seu trabalho, com muita dedicação e entrega. Acredito e confio neste rezo do Saberes da Mãe Terra como forma de transformação das estruturas e mudanças de paradigmas do mundo que vivemos. Portanto, fazer parte desta rede é uma honra imensa.
Amor e gratidão, Mok. 

CARINA BRUNING

Guardiã dos Florais da Lua/ Minha Tenda da Lua e coordenadora da loja virtual

Me chamo Carina. Faço parte da equipe Saberes da Mãe Terra, sendo uma das guardiãs dos Florais da Lua; guardiã, também, do Kit de autocuidado “Minha Tenda da Lua”; e coordenadora da loja virtual, onde atualizo e envio os pedidos.

Grandes e intensos aprendizados, eu tenho tido, desde que iniciei minha caminhada por aqui.

THÂMILY MASSARI

Produtora das Capacitações, Designer de Mídias Sociais, Comunicação e Agendamento das Consultas

Me chamo Thâmily. Nascida de uma mãe sola e criada por uma avó dedicada.

Eu sou produtora, fotógrafa, entusiasta da auto-educação, curiosa e sonhadora. Mãe de 3 (um é anjo) e companheira. O chamado para me unir às mulheres, em roda e rezo, veio após o aborto espontâneo. A necessidade de reconhecer meu corpo e minhas histórias; desvendar sentidos e memórias… Foi assim que conheci o Movimento Plante Sua Lua e, consequentemente, a Anna. Desde então, estivemos juntas nas produções do Festival Sul Americano dos Sagrados Saberes Femininos – Medicinas da Mãe Terra. E, há dois anos, faço parte da equipe do Saberes da Mãe Terra, onde atuo na produção das Capacitações em Ginecologia Natural e Florais da Lua, fazendo campanhas e mantendo a comunicação direta com o público. Em parceria com outras mulheres da equipe, acolho cada pessoa interessada em estar conosco nos eventos e dou suporte às turmas formadas nos estudos de aprofundamento prático. Além disso, faço os agendamentos das consultas com a Anna; crio e nutro conteúdos (artes e textos) para as mídias sociais, mailing list, e grupos do WhatsApp e Telegram
É uma alegria, diariamente, poder constelar com essa equipe de irmãs e, juntas, colocarmos nossos chamados no mundo.