A palavra que mais tenho lido por aqui é saudades.
É uma palavra bonita,sem dúvida,patrimônio exclusivo da língua portuguesa.
Mas tem uma palavra,dos índios Yawanawa, que gosto ainda mais:kanarô.
Saudades significa sentir a ausência de alguém ou de algo.
Kanarô,significa sentir a presença!
A primeira vez que entendi realmente o significado dessa palavra,das minhas entranhas,foi na minha primeira Busca de Visão.Meu maior medo,não era passar fome,sede ou frio.Não era ficar sozinha no mato,nem de nenhum bicho que se apresentasse.Meu medo era as saudades que poderia sentir das minhas filhas,tantos dias sem comunicação.Quando estava sozinha na montanha,senti sede,fome,frio,febre e dor.Mas não senti um pingo de saudades .Senti a presença,forte,constante e incontestável.Senti das profundezas do meu ser que não havia nenhuma separação.Senti Kanarô!

Nesse momento,em que podemos nos sentir limitados,e com saudades, do que quer que seja,se prestarmos atenção (a-tensão=sem tensão),podemos virar a chave e perceber que está tudo aqui.Tudo o que parece longe do seu alcance,faz parte do que você É de verdade,sem qualquer separação.
Todos os lugares ,os seres que ama,o barulho do mar,o cheiro da terra molhada,o silêncio,a celebração,os sabores e aromas,a mata,o movimento e a pausa,o sol e a lua são você.Perceba! Não se distraia!
Não sinta a ausência. Sinta a Presença!Kanarô

Published On: 18 junho, 2020