Medicinas Ancestrais Femininas
Ouvir as vozes dos nossos povos originários…
Existe tanta sabedoria mata adentro, e aldeias afora, dessa Pindorama que habitamos, que, se pudéssemos ter a chance de acessar um pouquinho só, nosso caminhar sobre essas terras seria mais suave, mais respeitoso, com mais reverência e consciência.
Nosso olhar colonizado tenta entender o mundo pela ótica da mente, das perdas e ganhos, do lucro ,da competição, da terra como um bem de consumo… E não como a mãe que nos acolhe.
Descolonizar nosso olhar passa por ouvir e ver através das vozes e do olhar dos guardiões das florestas, e da vida no planeta.
Nádia Tupinambá é uma grande mestra da oralidade, que conhece da medicina das plantas, do cuidado com as mulheres, do parto, da sabedoria da ancestralidade indígena.
É uma guerreira incansável na luta pelos direitos dos povos originários e, também, da preservação da vida no planeta.
Seja cachimbando em seus rituais, compartilhado a sua sabedoria na oralidade ou, em Brasília, lutando por todos nós… Ela faz história.
Nesse curso, teremos a honra de conhecer mais sobre as medicinas ancestrais femininas com ela, como estrela principal, e, também, com Anna Sazanoff. Uma parceria que já vem de longa data, com muitas trocas e muito amor.
O intuito desse curso é trazer um pouco dessa sabedoria da Nádia para todos nós e, principalmente, apoiar financeiramente as lutas dos Tupinambás e dos povos parentes.
Adquirindo esse curso, você estará apoiando, com recursos financeiros, as comitivas indígenas para o planalto central e outras necessidades dos povos Tupinambás .
Agradecemos a oportunidade de aprendermos juntos!
Amor e Gratidão.
Equipe Saberes da Mãe Terra.
CURSO 100% ONLINE
C0NTEÚD0
1-ABERTURA
2- ANCESTRALIDADE / CANTOS, REZOS E DANÇAS SAGRADAS – Nádia Tupinambá
3- O CAMINHO DA CURA – Nádia Tupinambá
4-A LUTA DOS POVOS ORIGINÁRIOS – Nádia Tupinambá
5-ERVAS PARA O AUTOCUIDADO – Nádia Tupinambá
6-AS ERVAS COMO MEDICINAS – Nádia Tupinambá
7-AS ERVAS, O PETYNGUA E A FUMAÇA SAGRADA – Nádia Tupinambá
8-AS MEDICINAS TRADICIONAIS (RAPÉ / TABACO / JUREMA) – Nádia Tupinambá
9-MANDALA LUNAR – A LUA DENTRO DE NÓS – Anna Sazanoff
10- MANDALA LUNAR – A LUA NO CÉU – Anna Sazanoff
11-CINTURÃO LUNAR – Anna Sazanoff
12-SEGREDO DAS PLANTAS – Anna Sazanoff
13-GARRAFADAS – Anna Sazanoff
14-DEFUMAÇÃO E BASTÕES DE ERVAS – Anna Sazanoff
15-A CONSCIÊNCIA DA LINHAGEM – Anna Sazanoff
16-TENDA DA LUA NA PRÁTICA – Anna Sazanoff
17-BUSCA DA VISÃO – Anna Sazanoff
* Vídeo-aulas gravadas.
* Acesso, a todo conteúdo, por UM ANO.
S0BRE AS AUT0RAS
Nádia Akawã Tupinambá é mãe, avó, liderança indígena, mora na Aldeia Tukum – Território Tupinambá de Olivença, no sul da Bahia. Licenciada em Artes e Linguagens e com Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Educadora indígena e popular, é formadora de educadores indígenas da Bahia do programa Saberes Indígenas, na escola e na formação continuada. Membro do Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena. É mulher medicina, mestra griô da tradição oral e membro da Comissão Nacional de Mestres e Mestras Griô, conselheira espiritual, orientadora das plantas a serem utilizadas antes, durante e depois do parto. Trabalha com as manipulações das ervas medicinais, de cura e do feitio das pomadas, tinturas, águas de cheiro e óleos essenciais. Condutora das cerimônias do sopro sagrado e da bênção do templo (útero) das mulheres para cura ancestral, usando a ginecologia natural, curativa e preventiva a mulheres de todas as idades. Cuidadora e guardiã das sementes nativas e dos saberes ancestrais e imateriais, massoterapeuta e terapeuta holística. Condutora de vivências com os Florais da Lua.
Anna Sazanoff é terapeuta e trabalha com Ginecologia Natural e Florais da Lua. Buscadora, encantada pela sabedoria ancestral das medicinas dos povos tradicionais, como raizeiras, parteiras, benzedeiras e Índias. Bisneta de benzedeira e neta de raizeira, estudou as plantas sob a ótica da ciência na faculdade de biologia, das propriedades medicinais na faculdade de naturoterapia e do Ayurveda, mas com os povos originários aprendeu o lado espiritual das plantas.
Compartilha por todo o Brasil esses saberes que não se encontram nem em livros nem em cursos acadêmicos. Fala sobre as plantas, os ciclos da Lua e sua influência nos ciclos femininos, as origens emocionais das desarmonias nos úteros, ovários e ciclos femininos.
Canalizou o sistema Florais da Lua, que trabalha as causas emocionais que se manifestam como desarmonias na saúde feminina. E também é idealizadora do Movimento Plante sua Lua, que levava vivências Brasil afora, lembrando as mulheres o poder de nosso sangue menstrual e da importância de devolvê-lo pra terra.
Idealizadora do Festival Sul Americano dos Sagrados Saberes Femininos-Medicinas da Mãe Terra, evento que reúne abuelas, mulheres medicina e indígenas de toda a América Latina para compartilharem esses saberes. Acredita que só o amor cura, e através do amor manifestado como planta, garrafada, argila, pomada natural, floral, tintura, defumação, cantos, abraços, lágrimas, sorrisos, sororidade, tem visto muitas curas maravilhosas e profundas acontecendo por aí…
– Temazcaleira com bençãos para temazcal e temazcal da Lua (para mulheres), membro do Conselho de Busca de Visão e Dança do Sol pelo Fogo Sagrado de Itzachtalan, dançante do Sol e buscadora de visão pelo FSI. Carregadora da chanupa (pipa sagrada) da Lua e das relações com bençãos pelo FSI.
– Palestrante do I Congresso Online da Saúde da Mulher/SUFENI (2016)
– Palestrante do Festival de Xamanismo para Mulheres (SP)
– Palestrante do Warmi Tinkuy (Encontro dos Saberes Andinos), no Vale Sagrado do Peru.
– Palestrante do Festival Tierra de Lunas, Barcelona.
— Professora do corpo docente do curso de extensão dos Saberes Femininos Aplicados
— Professora do curso de Pós Graduação de Ginecologia Natural (Recife)