Aprendo muito com as histórias que ouço nos cursos.
Uma vez, em Serra Grande, na Bahia, uma das alunas que estava tomando o Floral da Lua de Palo Santo compartilhou uma história linda, do processo dela, durante o curso.

Ela contou que mora numa reserva ecológica, em Serra Grande e, que no caminho para casa, sempre tinha um trecho que ela sentia muito medo. Toda vez que passava por ele, fechava os vidros do carro, rezava e tentava passar o mais rápido possível. Sentia sempre a presença de uma bruxa velha e louca que morava ali, com a qual, apesar do medo, se identificava.

Essa aluna começou a tomar o floral de Palo Santo no segundo dia do curso e, já sentindo seus efeitos, decidiu que, daquela vez, ao passar por aquele trecho, enfrentaria seu medo. Abriria as janelas, passaria devagar e veria o que ia acontecer.
No momento em que chegou lá, com as janelas abertas e a coragem do agir do coração, apareceu uma coruja branca que voou colada nela, até ela terminar de passar pelo trecho.

A coruja branca representa a sabedoria da anciã. Aquela que mora dentro da gente e se manifesta mais, fortemente, no período pré-menstrual. Aquela que sabe; que já viveu todas as fases da vida e vibra em pura sabedoria. A abuela poderosa! Mas quando a gente tem medo dela e todo o poder que ela nos traz, essa sabedoria intuitiva que sabe dizer o sim e o não nas horas certas, a gente pode encará-la como uma velha louca.

Enquanto a gente não reconhece todo o poder que habita dentro de nós, toda nossa medicina, tentando viver as mentiras da mente, essa anciã sábia ficará trancafiada num canto obscuro como a bruxa louca.
Quando a gente deixa de temer a nossa sabedoria, a gente liberta essa coruja pra voar, essa anciã sábia pra nos guiar.

Aquiete as vozes de fora e, até mesmo, essa da sua mente, que narra tudo que você faz, como um narrador chato, e vai ouvir a ‘la que sabe’. A voz do seu coração, da sua intuição, do seu útero.
Essa voz é anciã. E vai saber te guiar.

Texto: Anna Sazanoff
Foto: Alina Gabardo, na Capacitação em Ginecologia Natural e Florais da Lua, na Bahia.

Published On: 26 julho, 2021