Tanchagem, tansagem, transagem, tanchas…essa plantita sagradas de muitos nomes, tem também uma infinidade de propriedades medicinais.
Ela é encontrada em quase todo nosso planetinha azul, o que nos lembra que muita limpeza precisa ser feita. Sim, ela limpa…limpa tudo que não serve mais. Trabalha nossas águas, as que estão paradas, revoltas, más águas.
Ela também limpa inflamações como na garganta, útero, olhos, entre outros. Para a garganta inflamada, ela limpa pra que possamos expressar o que está entalado no nosso laríngeo. Cura inflamação de útero para que possamos expressar toda nossa essência criativa e amorosa. Limpa inflamação nos olhos, pra que possamos ver a beleza além do medo.
Poder limpador faz ir embora até memórias celulares, assim deixemos o passado ir e pra que possamos estar plenas no presente. Abre caminho pra curas profundas de útero, e por isso é a primeira erva indicada nas vaporizações de útero.
Ela? Está aí no seu quintal, disfarçada de mato…tá no meio das calçadas, no alto dos prédios, nasce em qualquer rachadura no asfalto e no concreto.
Não se inibe de nascer sem ser plantada ou cultivada. Ela sabe que é necessária e se esbanja pra que os nossos olhos possam enxerga-la.
Nós mulheres não podemos viver sem ela. Nossas saladas, chás, banhos de assento, vaporizações e escalda pés não serão mais os mesmos depois de apresentadas a ela. Viva a Tanchagem!!!
Texto: Anna Sazanoff